Os Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) e as obrigações fiscais no Brasil.

Acima da média mundial de 27,1%, o Brasil é o país com uma das maiores taxas tributárias do mundo. Além disso, é um dos países que mais demandam informações fiscais das empresas, especialmente depois que o governo decidiu que todos os registros e transmissões de dados fiscais e tributários deveriam ser entregues em forma digital. Nesse contexto, o governo vem cada vez mais sofisticando as obrigações fiscais e as informações que devem ser tratadas e enviadas às devidas esferas municipal, estadual e federal.

As primeiras obrigações fiscais tratavam a Emissão Eletrônica de Notas Fiscais e os primeiros SPEDs: SPED Contábil (EFD) e SPED Fiscal.

Novas Demandas Fiscais:

SPED FISCAL:

  1. A partir do período de apuração de Janeiro/2017, novos campos foram incluídos no registro C176 deverá ser informado se escriturado um documento fiscal que acoberte operações que representem o estorno da substituição tributária em operações anteriores.
  2. Inclusão de novos campos, nos registros 0200, C113, E113, E240, 1210, 1923
    Alteração no layout do registro E310, alterando campos já existentes e incluindo uma série de novos campos.
  3. O nosso conhecido Bloco K sofreu alteração em sua estrutura, principalmente no que ser refere a Desmontagem de Mercadorias (registros K210 e K215), Reprocesso Industrial e Reparo de Produto (registros K260, K265) e Correções em Apontamentos (registros K270, K275, K280)

REINF:

Esta escrituração trata das Retenções e Informações relativas à Contribuição Previdenciária Substituída, e está sendo construída em complemento ao eSocial.

Para que a sua empresa tenha um sistema eficiente que permita a emissão de um SPED ou qualquer outra obrigação fiscal, você precisa ter um parceiro sempre pronto e capacitado a ajudar, usando a tecnologia de seu sistema de informação para o pronto atendimento a novas demandas.

Novas demandas vem surgindo anualmente, visando o cruzamento de informações entre clientes e fornecedores, acarretando um esforço adicional para as empresas na medida que se torna necessário investir tempo e recursos para adequarem seus Sistemas de Gestão (ERP) rigorosamente dentro dos novos requerimentos legais.

Veja abaixo as novas demandas a serem exigidas:

A primeira demanda fiscal de 2017 já está batendo na porta. A NF-E 4.0 será uma atualização feita diante às necessidade de alterações constantes que acabam se acumulando, e demandando uma nova versão nacional. Veja todos os detalhes aqui.

1801, 2021

Vale a pena apostar?

janeiro 18th, 2021|0 Comments

Nem sempre sua empresa possui recursos dedicados à função de suporte ao ERP. A razão principal? Custos!

Neste cenário, que tal poder contar com um parceiro confiável, que conheça o seu ERP, esteja disponível para resolver […]

1101, 2021

A teoria da evolução de Darwin

janeiro 11th, 2021|0 Comments

A teoria da evolução de Darwin foi publicada em 1859. Depois de 162 anos, parece que o mundo dos negócios a torna mais atual do que nunca. Hoje a evolução é digital e as transformações […]

701, 2021

2020 não nos deixará saudades

janeiro 7th, 2021|0 Comments

2020 não nos deixará saudades. Aprendemos a viver com restrições e fomos obrigados a nos afastar do convívio social, tão necessário. 2021 traz a esperança de novos dias em que poderemos voltar a nos ver […]

1612, 2020

CTRM – MPL

dezembro 16th, 2020|0 Comments

CTRM – essa é a tecnologia que vem sendo adotada por traders no mundo inteiro, tais como as multinacionais Interfood e Amtrada. O sistema de gestão para empresas de Commodities Trading chegou ao mercado brasileiro […]