Não deixe os change requests nocautearem seu escopo!

Um dos desafios quando se contrata um projeto fechado, é ter certeza que o escopo acordado entre as partes está claro e contém tudo o que o cliente precisa.

Deve haver um esforço, durante a fase de pré-venda, para que as maiores dores e necessidades do cliente estejam mapeadas no escopo original do projeto. Assim, é possível montar um escopo fixo do trabalho e consequente custo e prazo, para que possa ser feita uma proposta considerando um Projeto Fechado.

Dependendo da complexidade do projeto, é esperado que apareçam Change Requests.

No inicio do projeto, quando começamos a detalhar as necessidades do usuário, nos aprofundando no negócio do cliente, Changes Requests podem surgir.

Cada Change Request deve ser analisado em conjunto pelos gerentes do Projeto – Gerente da Empresa Prestadora do Serviço e o Gerente do Cliente. Nesta hora, a proposta assinada deve guiar as decisões do projeto, para que não haja dúvidas se o Change Request solicitado já estava ou não contemplado no escopo original.

Uma vez que tenha chegado à conclusão que o Change Request é válido seus prós e contras devem ser considerados: é uma exigência do negócio ou é um aspecto desejável apenas? há condições e alternativas de implementá-lo utilizando as parametrizações e programas standards? a solicitação pode ser implementado em uma segunda fase do projeto?

Um grande número de Change Requests indica uma falha durante a fase de pré-venda e garantia de stress ao projeto, deixando toda a equipe – cliente e consultoria – desconfortáveis.

Invista em uma boa pré-venda e levantamentos, antes de assinar a proposta. Apresente sua proposta ao cliente, discutindo cada item que será implementado.

Change Resquests não são vilões do projeto, mas sua quantidade deve ser limitada e sua eficácia e necessidade comprovadas.

107, 2020

Should I stay or should I go? Adriana ficou e diz porque

julho 1st, 2020|0 Comments

Poucos profissionais consideram uma carreira longa de trabalho em uma única empresa. Quando a Adriana começou na MPL aos 29 anos, ela não imaginava que ia passar os próximos 25 anos conosco. Ela fala em […]

2406, 2020

Seu JD Edwards está seguro?

junho 24th, 2020|0 Comments

Não ter uma política de segurança implementada deixa sua empresa vulnerável a fraudes e acessos indevidos que podem ser traduzidos em prejuízos vultosos.

Utilizando o AutoSecure, você implementa a segurança no JD Edwdards, de forma rápida […]

1606, 2020

35 anos na estrada

junho 16th, 2020|0 Comments

De 1985 para cá nós andamos muito. Viajamos para atender clientes por todo o Brasil. Buscamos parcerias no exterior para trazer soluções inovadoras potencializando a nossa prestação de serviços. Nada foi fácil. Aliás, encontramos várias […]

206, 2020

Qual o maior risco?

junho 2nd, 2020|0 Comments

Crises são cíclicas e acontecem por motivos distintos. Cada uma delas afeta a economia e o comportamento das pessoas de forma diferente. Para que as mudanças tenham resultado, devem levar em conta o comportamento humano. Se sua empresa usa o […]