Não deixe os change requests nocautearem seu escopo!

Um dos desafios quando se contrata um projeto fechado, é ter certeza que o escopo acordado entre as partes está claro e contém tudo o que o cliente precisa.

Deve haver um esforço, durante a fase de pré-venda, para que as maiores dores e necessidades do cliente estejam mapeadas no escopo original do projeto. Assim, é possível montar um escopo fixo do trabalho e consequente custo e prazo, para que possa ser feita uma proposta considerando um Projeto Fechado.

Dependendo da complexidade do projeto, é esperado que apareçam Change Requests.

No inicio do projeto, quando começamos a detalhar as necessidades do usuário, nos aprofundando no negócio do cliente, Changes Requests podem surgir.

Cada Change Request deve ser analisado em conjunto pelos gerentes do Projeto – Gerente da Empresa Prestadora do Serviço e o Gerente do Cliente. Nesta hora, a proposta assinada deve guiar as decisões do projeto, para que não haja dúvidas se o Change Request solicitado já estava ou não contemplado no escopo original.

Uma vez que tenha chegado à conclusão que o Change Request é válido seus prós e contras devem ser considerados: é uma exigência do negócio ou é um aspecto desejável apenas? há condições e alternativas de implementá-lo utilizando as parametrizações e programas standards? a solicitação pode ser implementado em uma segunda fase do projeto?

Um grande número de Change Requests indica uma falha durante a fase de pré-venda e garantia de stress ao projeto, deixando toda a equipe – cliente e consultoria – desconfortáveis.

Invista em uma boa pré-venda e levantamentos, antes de assinar a proposta. Apresente sua proposta ao cliente, discutindo cada item que será implementado.

Change Resquests não são vilões do projeto, mas sua quantidade deve ser limitada e sua eficácia e necessidade comprovadas.

2511, 2020

Mpl Inovação para sua empresa

novembro 25th, 2020|0 Comments

A taxa de mortalidade de projetos de inovação é maior do que a de novos negócios. Segundo o laboratório de inovação do MIT, o principal motivo é que nem sempre o cliente final enxerga valor […]

1711, 2020

Grower Management

novembro 17th, 2020|0 Comments

O Grower Management permite controlar a produção de fazendas e seus blocos, próprios ou de terceiros. A solução trata do planejamento do plantio e colheita para diferentes variedades de cultivo, registro das operações agrícolas, medições […]

1711, 2020

Desperdício Zero

novembro 17th, 2020|0 Comments

A tecnologia JD Edwards acelera a transformação digital de empresas de todos os portes e segmentos. Em sincronia com sua visão de negócio que está sempre um passo a frente, a Recology – empresa de […]

911, 2020

Pix +JDE

novembro 9th, 2020|0 Comments

O “PIX” é o assunto do momento em todas as instituições financeiras do país. Ele deve se tornar a principal modalidade de pagamento em um futuro próximo. O JD Edwards precisará ser ajustado para cada […]