Ao longo da história a tecnologia sempre proporcionou avanços significativos na gestão e no controle de informações nas empresas, otimizando seus processos de negócios, independente do seu segmento ou porte.
Dentro do setor de Engenharia e Construção esse valor começou a ser percebido cedo, uma vez que boa parte dos processos operacionais das empresas desse segmento já envolviam o uso de algum tipo de tecnologia.
Era uma questão de tempo até que o setor começasse a adotar a TI também como uma ferramenta estratégica. O incentivo para essa adoção veio com a tecnologia Digital, e toda a transformação que ela causa nos processos de negócios das empresas.
Segmentos como o de Material de Construção já investem na tecnologia digital visando otimizar a cadeia de suprimentos e suportar as áreas de pesquisa e desenvolvimento, manufatura e distribuição.
Mas, apesar da grande segmentação do setor de Engenharia e Construção, podemos notar que algumas soluções funcionam na resolução de áreas comuns, como:
- Gerenciamento de Projetos de Construção e Instalação,
- Gestão de máquinas e equipamentos,
- Administração Imobiliária,
- Orçamentação e Previsão.