1. Introdução

Agora, usando na sua maioria, programas standards da JD Edwards, os clientes brasileiros têm em suas mãos a funcionalidade de Conciliação Bancária Automática.

O processo de Conciliação Bancária Automatica, desenvolvido pela MPL, foi criado para atender aos requisitos de vários de nossos clientes e preencher uma lacuna de funcionalidade do JDE. Desenvolvido utilizando ferramentas do próprio JD Edwardso resultado final é apresentado como uma funcionalidade adicional do sistema, com os mesmos padrões de aplicativos online e batch.

2. Benefícios

  • Permite a conciliação bancária de forma automática.
  • A partir dos registros de extrato bancário e seu tipo de transação, é possível gerar lançamentos contábeis de forma automática para juros, taxas, tarifas bancárias e outras.

3. Funcionalidades Chaves

  • Importação do Extrato Bancário;
  • Consulta aos Registros importados do Extrato Bancário;
  • Conciliação Bancária Automática entre o Extrato Bancário e os Lançamentos Contábeis no Módulo de Contabilidade Geral;
  • Consulta de Lançamentos Contábeis para conciliação manual de itens pendentes;

4. Como Funciona

O processo de Conciliação Automática começa com o programa standard JD Edwards para a atualização da tabela de Reconciliação de Lançamentos Contábeis (GL Reconciliation File – F0911R) e continua com a importação do extrato bancário.

Após a importação do extrato bancário, um novo programa batch é executado para conciliar os lançamentos contábeis, marcando-os como conciliados na tabela F0911R.
A conciliação automática é feita utilizando como parâmetros a data contábil e o valor. Se houver mais de um registo no extrato bancário ou no razão da conta com as mesmas informações, o processo de conciliação irá conciliar o mais antigo registro entre os que forem encontrados.

O programa de conciliação automática também irá gerar lançamentos contábeis automáticos de acordo com os registros do extrato bancários identificados como “registros independentes”, tais como juros, tarifas ou qualquer outro tipo de taxa que possa ser cobrada pelo banco e não tenha relacionamento com recebimentos de clientes ou pagamentos a fornecedores. Estes registros independentes são identificados pelo seu tipo de transação e a geração do lançamento contábil obedece às configurações feitas pelo usuário.

Após a execução do processo automático de conciliação os usuários – através de programas standards do JD Edwards – podem consultar os registros conciliados, desfazer conciliações e marcar como conciliado qualquer registro pendente.

5. Fluxo do Processo

6. Premissas

  • O produto da Conciliação Bancária Automática é compatível a partir da versão 9.0 do JD Eddwards;
  • Em decorrência de diferentes níveis de ESUs instaladas em cada cliente, algum tipo de ajuste aos programas do Conciliação Bancária Automática pode ser necessário;
  • Antes de que se inicie o projeto de Recebimento Automático, temos que garantir que nenhum objeto customizado pelo cliente coincide com os objetos criados pela MPL;
  • O processo Automático de Conciliação Bancária pode ser executado com a frequência desejada pelo usuário;
  • A importação do Extrato Bancário já está pronta para o Banco Itaú. Programas para importação de extrato para outros bancos serão desenvolvidos quando necessários.

7. Serviço de Implantação

Considerando que não haverá coincidência de objetos entre os desenvolvidos pela MPL e os já customizados pelo cliente, o projeto tem a duração aproximada de 15 dias de trabalho. A duração do projeto pode ser revisada de acordo com o escopo acordado entre MPL e o cliente, e fará parte da primeira atividade do projeto.

8. Documentação

A documentação do produto foi desenvolvida utilizando o UPK e será entregue ao cliente.