29 Dec From Race Against Time to Production Delivery: How MPL Prepared Its Clients for Tax Reform
Todos os projetos de clientes MPL relacionados à Reforma Tributária já estão em produção ou em fase final de implantação, consolidando um ciclo intenso de entregas em tempo recorde. O desafio foi grande, o prazo curto, mas os objetivos definidos em cada projeto estão sendo plenamente alcançados.
Entregas realizadas em tempo recorde
- Projetos conduzidos em janelas de tempo extremamente reduzidas, sem abrir mão de qualidade, governança e aderência fiscal.
- Equipes funcionais, técnicas e de integração atuaram de forma coordenada para garantir go live seguro e continuidade operacional dos clientes.
Integrações e cenários fiscais cobertos
- Implementadas integrações de múltiplos tipos: webservices e APIs, arquivos texto, XML no layout final da Receita e XML em layouts específicos de cada solução fiscal, além de atualizações de views no banco de dados para alimentar camadas de extração e reporting.
- Tratados, com sucesso, cenários completos de Notas Fiscais de Mercadorias, Serviços, Devoluções e Notas Fiscais Standalone, garantindo consistência de dados e compliance em toda a jornada fiscal.
O que vem a seguir na Reforma Tributária
- A Reforma Tributária não se encerra nesta fase: entre 2026 e 2033, novas obrigações serão gradualmente adicionadas, enquanto os atuais impostos serão extintos de forma escalonada.
- A cada ano, o escopo de exigências tributárias tende a aumentar, ampliando o conjunto de informações que as empresas precisarão reportar aos órgãos fiscais.
O Horizonte 2026-2033: Novas obrigações para o proximo ano
Historicamente, reformas tributárias são tratadas como eventos estanques, mas a atual transição para o modelo de tributação sobre o consumo (IBS/CBS) é um processo dinâmico. O jogo está apenas começando. O cronograma oficial estabelece um aumento progressivo de escopo até 2033, quando o regime atual será definitivamente extinto.
Para o ciclo de 2026, as empresas devem se preparar para uma nova camada de complexidade. O reporte para a Secretaria de Fazenda passará a exigir o controle rigoroso de Notas de Débito, Notas de Crédito e Eventos Financeiros, que passarão a ser reportados à Secretaria da Fazenda, integrando definitivamente o fluxo de caixa às obrigações fiscais.
As empresas precisarão revisar processos, modelos de dados e integrações para garantir que essas novas naturezas de documentos e eventos estejam corretamente mapeadas, geradas e transmitidas.
Compromisso da MPL com os clientes
- A MPL permanece atenta às mudanças regulatórias e aos comunicados oficiais do Governo, acompanhando de perto a evolução da Reforma Tributária até 2033.
- Com o compromisso de estar lado a lado com seus clientes, a MPL seguirá ajustando soluções, integrando novas obrigações e antecipando adequações necessárias. Conte conosco: a largada foi dada, e a MPL segue junto em toda a maratona tributária que está por vir.
Nosso compromisso da MPL é a vigilância tecnológica constante. Estamos prontos para as próximas fases desta maratona, garantindo que cada atualização normativa seja convertida em vantagem competitiva para nossos clientes. Foi dada a largada.
No Comments