O dia a dia das empresas e sua gestão financeira:

Demandas instáveis, custos de produção que variam conforme o mercado e fornecedores que são trocados constantemente. Esses são só alguns dos desafios que são comuns a realidade de quase todas as empresas no momento atual.

Diante a todo esse cenário complexo as organizações precisaram se adaptar para executar diversos processos financeiros que garantem uma gestão financeira com competitividade e controle de custos.

Algumas dessas ações, como lidar com diversos fornecedores por exemplo, além de envolver um alto nível de dificuldade, dependem de mais de um setor envolvido na tomada de decisão final.

Estamos falando de empresas de variados portes (pequeno, médio e grande) que tem em seus processos de negócios o compartilhamento de inúmeros dados (por meio de planilhas e outros documentos) e necessitam de um funcionamento desse fluxo de uma forma prática, ágil e intuitiva.

Conseguir administrar essas informações de uma forma concentrada não se trata apenas do CFO evitar erros impraticáveis, mas também dele ter um poder de decisão macro, sobre todas as áreas e processos da empresa, centralizados de uma forma simplificada

Prever, Planejar e Controlar:

Já entendemos que as empresas precisaram se adaptar para se manterem competitivas no mercado, e que com isso um novo nível de informações e dados é requerido.

Esses dados precisam estar em fluxo alinhado, porém não se pode gastar um tempo imenso planejando e alinhando com cada área da empresa.

Então, qual movimento pode ser feito por um CFO para que os dados tenham consistência, sejam centralizados e integrem todas as áreas da empresa?

Antes de responder a isso, precisamos dar um passo atrás e analisar alguns aspectos de uma gestão financeira correta.

A gestão financeira de um CFO  contém aspectos similares independente do segmento que atue. Dentro desses aspectos similares, existem 3 pilares no caminho da gestão correta. Estes são:  Prevenção, Planejamento e Controle.

Todo o gestor já passou por um momento aonde a previsão de uma ação mudou o rumo de seu planejamento.

Todo o gestor já passou por um momento aonde o planejamento correto de seus processos melhorou o seu controle do tempo e de gastos.

Todo o gestor já passou por um momento aonde percebeu que controlar seus ativos e gerencia-los daí é essencial para uma produtividade maior e rendimento efetivo.

Agora que já visualizamos o mercado, entendemos as necessidades do CFO e traçamos os aspectos de uma gestão financeira correta, podemos responder à pergunta: Qual movimento pode ser feito por um CFO para que os dados tenham consistência, sejam centralizados e integrem todas as áreas da empresa? A resposta é clara. O movimento da inovação como solução, da tecnologia como aliada.

As tecnologias corretas para o gestor:

Independente do segmento que atue um gestor precisa ter as ferramentas corretas para a gestão financeira correta dos seus projetos/ativos/recursos.

Algumas ferramentas são essenciais para garantir uma gestão assim, conheça aqui as duas ferramentas fundamentais para isso:

  • Tecnologia Mobile – Gerir planilhas, pessoas e outros ativos pode ser uma tarefa árdua e interminável. Imaginemos o seguinte exemplo: Você é o gestor financeiro de uma multinacional que está viajando para outro estado. Alguns minutos antes de você entrar no avião, um e-mail chega com o pedido urgente de aprovação da compra de uma nova leva de suprimentos para sua empresa. É aí que a tecnologia mobile entra a seu favor.

Você poderia simplesmente abrir o aplicativo do seu ERP, olhar seus recursos e tomar uma decisão baseada em dados reais. Tudo isso em questões de minutos e dependendo apenas do seu celular, do aplicativo e internet. Pronto. Pedido aprovado e você não precisou de mais de 10 minutos.

Agora imaginemos sem essa tecnologia mobile. Como você saberia o quanto a sua empresa tem de budget para compras? Como comparar e fazer cenários rapidamente para ajudar na sua decisão? Como ver os recursos gerais da empresa? O ponto é que a tecnologia mobile não só te garante tempo, garante a precisão necessária para decisões corretas.

  • Soluções de planejamento e orçamento em nuvem – O controle de gastos é uma das maiores dificuldades de quase todas as empresas. Conseguir planejar e gerir o número de dados entre diversos setores é uma das missões mais complexas de um CFO.

Uma solução de planejamento em nuvem te entrega esse resultado, além de prover capacidades de análises sofisticadas de modelagem e predição.

Com um curto período de implementação, esse tipo de tecnologia te possibilita um controle imediato de planilhas e dados, além de relatórios e painéis de indicadores que exibem planos, previsões e dados atuais que podem ser criados e alterados em minutos.

2211, 2021

Webinar Inova

novembro 22nd, 2021|0 Comments

Tivemos dois lançamentos recentes que serão importantes na Transformação Digital da sua empresa. A MPL Inova e a Release 22 do JD Edwards. Está curioso para saber como estas novidades podem impulsionar a Inovação no seu negócio? Junte-se a nós a esse Webinar onde apresentaremos as plataformas Oracle da MPL Inova e alguns casos práticos de uso desenvolvidos pela MPL integrados ao JD Edwards, usando Assistentes Digitais Inteligentes (#OracleDigitalAssistant) e aplicações Mobile/Web (#OracleVisualBuilder).

Falaremos também desta nova release do JD Edwards e de integrações com o #OracleIntegrationCloud. Inscrições: https://zoom.us/webinar/register/WN_-Uzw9_TOQTaajok-i2k6Cg

1211, 2021

Oracle Visual Builder

novembro 12th, 2021|0 Comments

O Oracle Visual Builder é uma plataforma no code/low code que leva para sua empresa a possibilidade de operar o ERP por dispositivos móveis no local onde as atividades são feitas.

A licença para usuários JDE mobile tem custo bem menor e estas aplicações trazem muitos ganhos de produtividade. A nova divisão MPL INOVA é especializada em criar aplicações Mobile/Web. Para uma demonstração, clique no link abaixo e veja uma aplicação mobile desenvolvida para a automação do fechamento mensal no JDE (o MPL Fast Closing) https://www.mpl.com.br/fast-closing/. Outros casos de uso estão demonstrados em https://mpl.com.br/inova/#aplicacoes

511, 2021

Fast Closing 4.0 Fechamento anual

novembro 5th, 2021|0 Comments

A MPL tem o prazer de anunciar o melhor presente para toda a equipe responsável pelo fechamento anual. O MPL Fast Closing chega com os processos de fechamento de final de ano incorporados ao dashboard, incluindo Transferência de Resultado, Encerramento de Exercício e Atualizações Anuais de As Of. Aproveite e peça uma demonstração. A gente vai voando, pois as novidades de 2022 já estão programadas. https://www.mpl.com.br/fast-closing/

111, 2021

Oracle Digital Assistant

novembro 1st, 2021|0 Comments

Segundo a MobileTime, o tráfego de mensagens trocadas em conversas entre pessoas e chatbots quase triplicou em 2021, comparado à 2019. São cerca de 2,8 bilhões de mensagens por mês. Estes assistentes digitais inteligentes (chatbots) são parte fundamental da transformação digital e podem ser aplicados para reduzir custos e dar mais agilidade ao atendimento 24/7, no canal de sua escolha (WhatsApp, Redes sociais, sites e outros).

A MPL Inova é uma nova unidade especializada no Oracle Digital Assistant  e conhece como utilizá-lo para aumentar a satisfação dos clientes. https://mpl.com.br/inova/

Fonte: Pesquisa Panorama Mobile Time – Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots – Agosto de 2021.