1. Introdução

Agora, usando programas standards da JD Edwards, via Orchestrator, os clientes brasileiros têm em suas mãos a funcionalidade completa de Recebimento Automático, incluindo: Importação XML do Fornecedor, Recebimento do PO, Fechamento da Nota Fiscal e Casamento de Voucher.

O Recebimento Automático, desenvolvido pela MPL, foi criado para atender aos requisitos de vários de nossos  clientes e preencher uma lacuna de funcionalidade do JDE. Desenvolvido utilizando ferramentas do próprio JD Edwards, Orchestrator e Notificações, o resultado final é apresentado como uma funcionalidade adicional do sistema, com os mesmos padrões de aplicativos online e batch.

2. Benefícios

  • Permite o recebimento do XML do fornecedor de forma automática, permitindo que o usuário foque em atividades mais produtivas e que tragam maior retorno à companhia;
  • Usuários precisarão intervir no processo de recebimento apenas quando há necessidade de tratamento de erros. Os erros serão avisados através de notificações automáticas no JD Edwards e via e-mail;
  • Uma vez que esta funcionalidade foi desenvolvida utilizando o Orchestrator e programas standards JD Edwards, sempre que uma validação for disponibilizada pela Oracle, estas serão replicadas automaticamente no processo de recebimento automático;
  • Em casos de um projeto de upgrade, não há necessidade de “retrofit” de customizações;

3. Funcionalidades Chaves

  • Interface, via Web Service, com a SEFAZ para fazer o download dos XMLs dos Fornecedores;
  • O Manifesto do Destinatário poderá acontecer assim que XML do fornecedor tiver sido baixado;
  • Criação de um novo programa batch para “casar” o XML do fornecedor com os Pedidos de Compra em aberto, identificando a linha do pedido que deve ser recebida quando a mercadoria chegar ao seu almoxarifado;
  • Aplicação mobile e online (dentro do JD Edwards) para permitir escanear a chave da Nota Fiscal Eletrônica, no momento do recebimento do DANFE;
  • Processo de Recebimento Automático, incluindo: o recebimento do Pedido de Compra, o fechamento da Nota Fiscal e o casamento do Voucher;

4. Como Funciona

Um web service irá recuperar, a partir do acesso ao site da SEFAZ, os XMLs correspondents às faturas emitidas contas a sua companhia.

A partir do download destes XMLs, um novo programa batch irá identificar – para cada linha do XML – qual a linha correspondente do Pedido de Compra em aberto a ser recebido, selecionando-a para o processo de recebimento automático.

Se este processo batch não conseguir identificar automaticamente a linha em aberta do Pedido de Compra a ser recebida, um programa online estará disponível para que esta identificação seja feita de forma manual.

A partir deste momento aguarda-se o recebimento do DANFE e a chegada física da mercadoria na companhia.

Quando a mercadoria chegar, uma nova aplicação mobile, ou até mesmo usando uma nova aplicação dentro do JD Edwards, deverá ser utilizada para escanear a chave eletrônica da Nota Fiscal. De posse desta informação, o sistema irá identificar o XML correspondente e a linha do pedido de compra a ser recebido, dando início ao processo de recebimento automático.

O processo de recebimento automático envolve o recebimento do pedido de compra, o fechamento da Nota Fiscal e o casamento do voucher.

Antes que aconteça o fechamento da Nota Fiscal, um novo programa batch irá comparar os valores de impostos recuperados no XML com os valores calculados pelo JD Edwards. Se houver divergências, o processo de recebimento automático será interrompido aguardando uma ação do usuário.

Cada exceção que ocorrer durante o processo é logada, gerando notificações automáticas aos usuários envolvidos. Através da notificação recebida, o usuário poderá consultar o problema ocorrido e corrigi-lo. Uma vez o corrigido o problema, o processo de recebimento automático é reiniciado do ponto em que parou.

5. Fluxo do Processo

6. Premissas

  • O produto do Recebimento Automático é compatível a partir da versão 9.1 do JD Edwards e versão9.2.3 da Tools;
  • Em decorrência de diferentes níveis de ESUs instaladas em cada cliente, algum tipo de ajuste aos programas do Recebimento Automático pode ser necessário;
  • O processo de Recebimento Automático considera apenas Notas Fiscais do Tipo 55 – Mercadorias. As próximas versões do produto irão contemplar a Nota Fiscal de Serviço;
  • Antes de que se inicie o projeto de Recebimento Automático, temos que garantir que nenhum objeto customizado pelo cliente coincide com os objetos criados pela MPL;

7. Serviço de Implantação

Considerando que não haverá coincidencia de objetos entre os desenvolvidos pela MPL e os já customizados pelo cliente, o projeto tem a duração aproximada de 20 dias de trabalho. A duração do projeto pode ser revisada de acordo com o escopo acordado entre MPL e o cliente, e fará parte da primeira atividade do projeto.

8. Documentação

A documentação do produto foi desenvolvida utilizando o UPK e será entregue ao cliente.