Agora, as empresas que já usam o JD Edwards, podem agregar mais valor ao seu ERP.

Cash Pilot, uma solução de gerenciamento de fluxo de caixa desenvolvida pela MPL, foi criado para atender aos requisitos de vários de nossos clientes e preencher uma lacuna de funcionalidade do JDE. Desenvolvido utilizando ferramentas do próprio JD Edwards, então o resultado final é apresentado como uma funcionalidade adicional do sistema, com os mesmos padrões de aplicativos online e batch.

1. Benefícios

  • Integra o gerenciamento do Fluxo de Caixa às demais operações administrativas financeiras do JDE Edwards;
  • Permite um planejamento de curto e médio prazo, incluindo transações já confirmadas (contas a pagar e contas a receber) e transações previstas (pedidos de compra em aberto e pedidos de venda ainda não faturados);
  • Melhora a tomada de decisão a partir da administração do fluxo de caixa de cada companhia, trazendo ganhos operacionais.

2. Funcionalidades Chaves

  • Detalhe de Fluxo de Caixa: Estimado e Realizado
  • Ajustes Manuais ao Fluxo de Caixa Estimado e Realizado
  • Configuração de Operações Bancárias
  • Consultas de Fluxo de Caixa, comparando as posições estimadas e realizadas
  • Relatórios de Fluxo de Caixa: Estimado, Realizado, com posições detalhadas ou consolidadas

3. Como Funciona

A partir da extração de dados dos Módulos Originais JDE – Contas a Pagar, Contas a Receber, Compras e Vendas – o sistema constrói uma base de dados contendo datas e valores a receber, bem como informações relacionadas a clientes e a fornecedores.

As datas de vencimento relacionadas aos Pedidos de Compra são calculadas utilizando a data estimada de entrega e a condição de pagamento do pedido; a data de vencimento relacionada aos Pedidos de Venda consideram a data estimada de faturamento e também a condição de pagamento do pedido de venda.

Adicionalmente às informações recuperadas dos módulos originais do JD Edwards, o Cash Pilot também considera ajustes feitos de forma manual diretamente em sua base de dados.

A partir deste ponto, o usuário define uma série de parâmetros para a apresentação do fluxo de caixa: consolidado ou detalhado, intervalo de datas a ser visualizado, contas banco a serem consideradas, e a moeda de visualização.

Consultas e Relatórios recuperam as informações da base de dados do Fluxo de Caixa, e as combina com as parametrizações feitas pelo usuário, apresentando os resultados desejados.

4. Fluxo do Processo

5. Premissas

  • O produto Cash Pilot é compatível a partir da versão 9.0 do JD Eddwards;
  • Em decorrência de diferentes níveis de ESUs instaladas em cada cliente, algum tipo de ajuste aos programas do Conciliação Bancária Automática pode ser necessário;
  • Antes de que se inicie o projeto de Recebimento Automático, temos que garantir que nenhum objeto customizado pelo cliente coincide com os objetos criados pela MPL;
  • Não faz parte do escopo do projeto implementar outros JD Edwards módulos. Por exemplo: se o módulo de compras não está implementado no JD Edwards, não haverá registros – no fluxo de caixa – correspondentes a este módulo do JDE;

6. Serviço de Implantação

Considerando que não haverá coincidência de objetos entre os desenvolvidos pela MPL e os já customizados pelo cliente, o projeto tem a duração aproximada de 15 dias de trabalho. A duração do projeto pode ser revisada de acordo com o escopo acordado entre MPL e o cliente, e fará parte da primeira atividade do projeto.

7. Documentação

A documentação do produto foi desenvolvida utilizando o UPK e será entregue ao cliente.